13 de outubro de 2011

Educação Financeira




Sugestão de Atividade multidisciplinar para alunos de Ensino Fundamental I.

A Educação Financeira não deve ser confundida com o ensino de técnicas ou macetes de bem administrar dinheiro, tem como objetivo criar uma mentalidade adequada e saudável em relação ao dinheiro.

Acima de tudo, a Educação Financeira deve ensinar que a responsabilidade social e a ética precisam estar sempre presentes no ganho e uso do dinheiro.

Como educar as crianças em relação ao dinheiro?

No mundo contemporâneo as pessoas são, cada vez mais, classificadas pelo que possuem e pelo que consomem, e que infelizmente tornam-se uma regra.

Para todos nós, pais e educadores o desafio é saber qual a maneira mais adequada para enfrentar estes problemas, ou mesmo evitar que aconteçam.

São comuns crianças que querem comprar tudo que veem pela frente, e nunca estão satisfeitas, acreditam que os pais são os responsáveis em realizar todos os seus desejos.

Para aprender a planejar gastos e a consumir com responsabilidade, é fundamental que a criança seja estimulada a distinguir o que compramos porque precisamos daquilo que consumimos apenas para atender ao desejo de consumir.

PCN’S e Educação Financeira

Os PCN´s recomendam que o ensino deve ser voltado para as atividades que envolvam o cotidiano dos alunos. No dia-a-dia prepara-se, assim, o cidadão do futuro.

Exemplo de Atividades:

Com as atividades proposta queremos desenvolver nos alunos a habilidade de lidar com finanças, tanto na infância como na fase adulta. Sermos capazes de diferenciar “eu quero” do “eu preciso”.

Mas parte de nossas responsabilidades como educadores ensinar que as necessidades é que devem ser satisfeitas em primeiro lugar.

Atividades Complementares:

1 - Pesquisa sobre a História do Dinheiro.

2 - Trabalho interdisciplinar com História. Solicite aos alunos uma pesquisa a respeito dos antigos nomes do dinheiro brasileiro e o período de vigência. Site banco central - www.bcb.gov.br.

3 - Proponha a Leitura do Livro: Como se fosse dinheiro, Ruth Rocha ou site www.uol.com.br/ruthrocha/historias_16.htm Discuta com os alunos o que ele pensam sobre atitude de Catapimba e de seu Lucas.

Competências:

I - Dominar diferentes linguagens.

Habilidades (B) Ler texto verbal e não verbal, compreendendo a mensagem.

II - Compreender fenômenos e processos.

Habilidades (B) Localizar informações predeterminadas em texto.

Habilidades(O) Selecionar informação sobre determinado assunto.

Habilidades(O) Compartilhar informações com colegas.


Nenhum comentário: