Projeto interdisciplinar para 6º do Ensino Fundamental II
6º Ano
Título: Projeto Pluralidade – diferenças sociais e sua diversidade
Objetivos:
• Levantar a discussão sobre as diferenças sociais e sua diversidade em  escala mais próxima do aluno: seu dia a dia, seus colegas, seus  interesses e costumes.
• Possibilitar a discussão da diferença como parte do nosso cotidiano e inerente ao ser humano.
• Estabelecer a importância do respeito às diferenças entre os colegas.
• Tornar a discussão sobre as diferenças e diversidades sociais  interessante do ponto de vista do aluno, possibilitando o crescimento  pessoal deste indivíduo como cidadão transformador da sociedade.
• Envolver o trabalho, com os alunos, nas diversas disciplinas por meio de diferentes atividades.
Tempo
O projeto, caso você tenha um tempo pequeno, tem a possibilidade de ser  desenvolvido em um mês. Entretanto, como o tema é bastante abrangente,  instigante e promove resultados significativos depois das atividades  realizadas, poderá se estender para três meses, isso com o trabalho em  conjunto entre os professores.
E ainda, por ter possibilidade para lançamento de discussões no blog, ao  longo do tempo, é um projeto que poderá ser alimentado o ano todo com  novas leituras e discussões pertinentes.
Sobretudo o projeto certamente poderá ser pensado de forma oportunista e  pontual caso ocorra algum evento na escola ou socialmente em que essa  discussão seja pertinente e importante.
Recursos
Computador com Word, Excel, Power Point, Internet Explorer, Movie Maker,  Material para cartazes e desenhos como canetas coloridas, Imagens de  revistas e jornais, fotos, cola, tesoura, Blogs, Filmes.
Um Caminho Possível (Encaminhamento Metodológico)
(Professor estas atividades devem se adequar a sua hora aula, podendo  durar o tempo que achar necessário. Estruture as atividades da forma que  melhor lhe convier)
Atividade 1 – Reflexão com base no senso comum  - assistir a um filme.
Inicie sua aula comentando com os alunos que geralmente a gente pensa  que o nosso jeito de ser e de fazer é o normal e nos comparamos com os  colegas e com as pessoas à nossa volta. Porém, quando consideramos o  outro parecido conosco, aprovamos. Mas quando achamos diferente,  diverso, é comum acharmos “errado” ou simplesmente esquisito. Desta  forma, pensamos um pouco: será que é mesmo possível que as pessoas  tenham jeitos de ser iguais? Será que podemos dizer: aquela pessoa é  esquisita, aquela outra não? E aqueles que nós consideramos esquisitos, o  que pensam de nós?
Se olharmos para o mundo, vamos encontrar muitas coisas que parecem ser  iguais, mas são bastante diferentes! As árvores, por exemplo, tem um  jeitão mais ou menos parecido, mas de perto, são diferentes entre si.  Mesmo aquelas de um mesmo grupo, de uma mesma espécie, não crescem  iguais.
Em seguida questione os alunos: O que você gosta de fazer? Como você  costuma assistir às aulas em sua escola? Enfim, como é o “seu jeito de  ser”?
Depois de refletirem a este respeito proponha que investiguem essa  história de igual e diferente para conhecer os outros à nossa volta.  Assim sensibilizados para o tema, poderão, então, elaborar uma  entrevista com as pessoas próximas a eles para buscarem outras “formas  de viver”. Portanto, solicite que façam como tarefa de casa, a pesquisa  abaixo:
Atividade 2 – Pesquisa prática - entrevistas
Pesquisar um pouco mais?
A) Entreviste seus colegas, pais e vizinhos. Para isso, utilize as  perguntas abaixo e depois leve os resultados para dispor na sala de  aula.
1. Qual é o seu nome?
2. Faixa etária de idade:
( ) 7 a 14 anos – ( ) 15 a 21 anos – ( ) 22 a 29 anos – ( ) 30 a 40 anos –
( ) 41 a 50 anos e de ( ) 51 em diante.
3. Como você costuma estudar em casa?
4. Como você costuma assistir às aulas?
5. O que você gosta de fazer nos horários livres?
6. O que é mais legal na escola/trabalho?
7. O que é menos legal na escola/trabalho?
8. O que você gosta de comer?
9. O que você come, normalmente, em sua casa?
10. Por que você come esse tipo de alimento normalmente?
11. O que você acha das pessoas que são diferentes de você?
12. Você acha que é possível viver bem com as diferenças entre as pessoas? Como?
Atividade 3 – organização de blog a partir do resultado das  entrevistas. Exposição dos resultados – gráficos – Excel. (Apresentação  dos resultados em Power Point, Movie Maker, Cartazes, etc.)
Inicie a aula questionando os alunos sobre a experiência que tiveram em  fazer a pesquisa. Quais os costumes, gostos e preferências dos  entrevistados? O dia a dia deles pode trazer ao coletivo diferenças  interessantes a serem exploradas?
Depois de um bate papo os alunos apresentam os resultados das discussões e pesquisas. Que tal organizar um blog para isso? Ele é um espaço onde podemos mostrar nossas discussões e, ao mesmo tempo, ver o que pensam outras pessoas que acessarem o blog. Podemos também repassar os dados das entrevistas para o Excel e criar os gráficos. A atividade de apresentar a estatística pode ser acertada com os alunos de maneira que se juntem em grupos e, quando ficarem prontas, apresentam em Power Point, ou Movie Maker ou em Cartazes que serão espalhados ou expostos pela/para a escola.
Atividade 4 –  criação de painel temático com recursos diversos
Proporcionar discussões enriquecidas com as histórias pessoais e dos  entrevistados poderá ser organizada nas diversas formas citadas neste  projeto.
Temas pertinentes as questões das diferenças e diversidades sociais  presentes na realidade dos alunos se fazem presentes permanentemente  devido a diversidade do nosso país.
Um grande painel digital (power point, blog, Word, etc.) para novas  discussões, leituras de jornais e revistas que estão sempre trazendo  casos de intolerância, diferenças sociais, bullyng que surgem a todo  instante, pode ser construído. Portanto, sempre que for oportuno retome  os temas juntamente com seu conteúdo.
Atividade 5 – Debate em sala – filmes, pesquisa na internet,  entrevistas, leitura de artigos em jornais, revistas, mídia televisiva,  etc.
Professor outra atividade possível para dinamizar mais o seu trabalho é  desenvolver debates sobre as virtudes. Escolha algumas virtudes que você  pensa estar de acordo com os seus princípios, de seus alunos e os da  escola, separe-as por interesse dos alunos e as distribua em sala para  que debatam.
Crie vários grupos na sala de aula (ou outro espaço possível) e cada um  deverá discutir entre eles sobre o tema sugerido por você. Em seguida a  reflexão dos grupos, eles apresentam a síntese do que foi discutido. 
Depois do debate proponha que pesquisem sobre os temas em alguns  veículos de comunicação, em vídeos, entrevistando pessoas, pesquisando  na internet, etc. Retome o tema no debate entre os grupos para  analisarem se a primeira opinião do grupo ainda permanece após estarem  com uma bagagem teórica maior.
Pontue com seus alunos que o tema gera conflito, desenvolve o exercício  da cidadania na construção de pessoas autônomas, transformadoras da  sociedade e de sua realidade, portanto, deve ser trabalhado com respeito  e ética em todo processo.
Atividade 6 -  Trabalho com música – interpretação da letra e paródias
A partir da letra da música de Charlie Brown – “Vícios e Virtudes”  ou   “Racismo é Burrice” e “Até Quando” do Gabriel Pensador, aborde e reflita  criticamente com seus alunos sobre a diferença e a diversidade social.
Solicite que selecionem frases que falam de cidadania, de atitudes, de  diferenças e de outras virtudes que escolherem. Em seguida acessem  a  música no youtube e a escutem. Depois cada equipe deve criar uma paródia  sobre os temas abordados e apresentar para a turma ou para a escola,  como fechamento da atividade.
Atividade 7 - Trabalhos em colaboração com outros professores de diferentes disciplinas
Língua Portuguesa.
• Sugestão- construir um jornal com os alunos. Veja a sugestão no link:  http://espacoeducar-liza.blogspot.com/2009/08/projeto-o-jornal-em-sala-de-aula.html  (acesso em 02/03/2010). Ele detalha como você pode criar um jornal com  seus alunos.
•  Sugestão - trabalhar com o Jornal em sala de aula, analisar os  artigos que se apresentam nele e retirar destes, os temas desejados.  Veja as sugestões de links:
http://www.scribd.com/doc/14779897/Projeto-Para-a-Atividade-7-Jornal-Na-Sala-de-Aula (acesso em 02/03/2010)
http://www.cartanaescola.com.br/edicoes/20/o-jornal-na-sala-de-aula/ (acesso em 02/03/2010)
• Sugestão - produzir  poesias, textos de cordel,  poemas e outros que você achar interessante para esta atividade.
• Sugestão – Construa, depois dos textos prontos,  “varais das virtudes”  – estender barbantes no pátio da escola como se fossem varais de roupas  e colar os textos produzidos. Dessa forma toda a comunidade escolar  terá acesso a leitura desses textos. Caso você queira pode construir um  mecanismo de votação dos textos produzidos e premiar estes alunos  autores.
História.
• Sugestão - trabalhar com a pesquisa na internet. Divida a turma em  grupos por regiões brasileiras e encaminhe-os para o computador onde  farão uma pesquisa sobre a diversidade e diferenças da região que o  grupo ficou responsável. Depois da pesquisa pronta cada grupo informa  aos colegas o que aprenderam com a investigação. Aqui é importante  preparar um instrumento de pesquisa, com o que você deseja que os alunos  pesquisem para direcioná-los e ajudá-los sem perder tempo.
Geografia.
• Sugestão – utilizar a mesma metodologia acima, porém a pesquisa será  com base nos espaços geográficos. Por exemplo: depois de feita a  pesquisa comparar as regiões e verificar qual que apresenta um índice  maior de incidência dos temas. Depois da pesquisa realizada os alunos  podem produzir textos no aplicativo Word, bem como preparar uma  apresentação para a escola ou outros colegas (trabalho em grupo) com os  aplicativos Power Point e Movie Maker, nas aulas de Informática. Neste  caso além de aprenderem a utilizar a ferramenta os alunos estarão  reforçando o a aprendizagem do conteúdo. Você pode fazer uma votação  para escolher os melhores trabalhos produzidos.
Arte.
• Sugestão – Produzir cartazes e colocá-los em pontos estratégicos de  visualização na escola. Deixar um cartaz em branco, junto aos outros  cartazes, para que as pessoas que por ali passarem, deixem a resposta  para a seguinte pergunta: como pratico a lealdade, a generosidade, a  ética, etc no meu dia a dia? Usar os resultados para estudo na sala de  aula.
• Sugestão – Com o celular, os alunos devem tirar fotos, em casa ou no  bairro, de atitudes que apresentam as virtudes trabalhadas. Em seguida,  com a ajuda do professor de Informática ou nas aulas no laboratório de  informática, eles podem baixar e gravar as fotos inseri-las em um  aplicativo como Power Point ou Movie Maker e apresentar aos colegas.  Nesta apresentação eles devem colocar um fundo musical, frases  importantes que representem a imagem e também uma legenda para facilitar  a leitura visual da foto.
Filosofia.
• Sugestão – com os debates feitos em sala, construam textos síntese e  solicite que os alunos, usando a técnica de apresentação “mesa redonda”,  façam comunicações sobre estes textos para os colegas  e, se possível, a  comunidade escolar.
• Sugestão – criar o “Espaço Filosófico” na escola, o qual reúne grupos  de alunos de várias idades para refletirem sobre as diferenças e  diversidades que existe na escola e na sociedade. Os alunos podem se  inscrever para participar das assembléias, as quais podem ser uma vez  por semana ou uma vez por mês. Determine o tempo de duração e a  quantidade de alunos para cada encontro. Sistematize o tempo de reflexão  e converse com os alunos sobre a importância deste espaço para expor  situações que os incomodam, bem como contar as atitudes que tiveram para  fazer valer o que se discute. Desta forma os alunos exercem a cidadania  de maneira democrática e consciente, aproximam os pais da escola e, a  partir daí podem transformar a sociedade, a relação e o respeito com o  outro.
• Sugestão – Este “Espaço Filosófico” pode receber profissionais, pais e  outras pessoas para dialogarem a respeito de assuntos que seja de  interesse do grupo.
• Sugestão - Os próprios alunos podem, depois de alguns debates e  leitura de artigos, preparar palestras sobre determinados temas e  apresentá-las na escola para os outros colegas e/ou comunidade escolar.  Estas palestras podem conter cenas de filmes, imagens, vídeos  instrutivos, etc.
Matemática.
• Sugestão – Solicite ajuda do professor de informática se for  necessário e proponha aos alunos que criem gráficos com os dados das  pesquisas feitas. Cada grupo se responsabiliza por construir os gráficos  com os dados de sua região e apresentar aos outros colegas. Você pode  também, para que todos os grupos tenham acesso a tudo, pedir que cada  grupo envie, por e-mail, os dados de sua região para um representante do  outro grupo. Este, por sua vez, ficará responsável por repassar para os  colegas de sua equipe.
Avaliação
A avaliação se dará com o envolvimento dos alunos no desenvolvimento das  atividades propostas. Como sugestão você pode criar uma tabela onde  poderá anotar a participação nas atividades, a consistência dos  trabalhos realizados, a qualidade do material apresentado, etc, de cada  um de seus alunos.
Algumas Fontes para o professor:
Texto 1
http://www.pucp.edu.pe/ira/filosofia-peru/pdf/arti_filo_latino/tolerancia.pdf
Trabalho sobre o conceito de tolerância, identidade e diversidade.
Texto 2
http://www.espacoacademico.com.br/007/07oliveira.htm
Trabalho sobre a questão no espaço escolar. Atente para a bibliografia  ao final deste trabalho, sobretudo ao artigo do Prof. Dr. Kabenguele  Munanga.
Texto 3
http://www.palmares.gov.br
Artigo sobre virtudes
http://www.curtanaescola.org.br
Site com excelentes vídeos com curtas em parceria com a Petrobrás que podem ser escolhidos e utilizados em suas aulas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário