Série: 1ª Série do Ensino Fundamental
Duração: 04 aulas
Objetivos:
-Valorizar a família;
-Reconhecer o esforço dos pais;
-Aumentar o amor aospais;
- Estudar a família de cada criança a fim de que conheçam melhor seus familiares e as pessoas que fazem parte do meio em que ela está inserida para que no futuro ela se sinta capaz de entender o meio em que vive, respeitando de forma crítica e questionadora as normas e regras que a norteiam;
- Fazer separação e contagem das sílabas.
Conteúdo
Geografia: Identificando e conhecendo a criança e os seus familiares
Protuguês: Sílaba e Divisão Silábica.
Metodologia da 1ª Aula:
Iniciaremos a aula com a leitura de um texto “O Peixinho Glub”, onde aborda o tema familiar, em seguida vamos trabalhar com a interpretação do texto, separação e contagem das sílabas, fazendo com que a criança procure dentro do texto as palavras que contenham uma sílaba, duas sílabas, três sílabas e quatro sílabas. Esta atividade servirá também para desenvolver o hábito da leitura, concentração e observação.
Após a atividade realizada, faremos a correção e daremos continuidade ao tema da aula envolvendo a nossa família, destacando os membros da nossa família, podendo também fazer comparações.
Daremos aos alunos uma atividade para casa onde ela terá que responder as questões com o auxílio dos pais, pois está relacionada à família.
Metodologia da 2ª Aula:
Na entrada da sala de aula iremos recolher as atividades de casa e fazer a correção.
Em seguida faremos uma atividade de conhecimento pessoal, onde perguntaremos aos alunos:
-Quem que contar uma história sobre a sua família?
O interessante dessa aula é estimular as crianças a serem obedientes, atendendo aos que lhes é solicitado, respeitando o espaço e o tempo dos outros, valorizando as pequenas atenções, aprendendo a serem independentes naquilo que possam realizar sozinhas.
Após todas essa conversar e também comparações de comportamento, passaremos um texto em papel sulfite que contém de versinhos sobre a família, onde a criança terá a possibilidade de estimular a leitura. Em seguida utilizando o próprio texto ela terá que circular as palavras que contenham uma sílaba, duas sílabas, três sílabas e quatro sílabas.
Materiais Utilizados:
Quadro negro, giz, folha de papel sulfite, caderno, lápis e borracha.
Avaliação:
Iremos avaliar a participação individual e em grupo.
Levaremos em consideração atividades de questionário, a contribuição individual e resultados parciais das crianças.
Esse tipo de avaliação permite que o professor detecte as dificuldades da criança e possa ajudá-la durante e depois de cada atividade aplicada.
Avaliaremos também o interesse e atenção da criança durante as explicações e demonstrações dos textos e histórias apresentadas nas duas aulas dadas.
___________________________________________________________________-Valorizar a família;
-Reconhecer o esforço dos pais;
-Aumentar o amor aospais;
- Estudar a família de cada criança a fim de que conheçam melhor seus familiares e as pessoas que fazem parte do meio em que ela está inserida para que no futuro ela se sinta capaz de entender o meio em que vive, respeitando de forma crítica e questionadora as normas e regras que a norteiam;
- Fazer separação e contagem das sílabas.
Conteúdo
Geografia: Identificando e conhecendo a criança e os seus familiares
Protuguês: Sílaba e Divisão Silábica.
Metodologia da 1ª Aula:
Iniciaremos a aula com a leitura de um texto “O Peixinho Glub”, onde aborda o tema familiar, em seguida vamos trabalhar com a interpretação do texto, separação e contagem das sílabas, fazendo com que a criança procure dentro do texto as palavras que contenham uma sílaba, duas sílabas, três sílabas e quatro sílabas. Esta atividade servirá também para desenvolver o hábito da leitura, concentração e observação.
Após a atividade realizada, faremos a correção e daremos continuidade ao tema da aula envolvendo a nossa família, destacando os membros da nossa família, podendo também fazer comparações.
Daremos aos alunos uma atividade para casa onde ela terá que responder as questões com o auxílio dos pais, pois está relacionada à família.
Metodologia da 2ª Aula:
Na entrada da sala de aula iremos recolher as atividades de casa e fazer a correção.
Em seguida faremos uma atividade de conhecimento pessoal, onde perguntaremos aos alunos:
-Quem que contar uma história sobre a sua família?
O interessante dessa aula é estimular as crianças a serem obedientes, atendendo aos que lhes é solicitado, respeitando o espaço e o tempo dos outros, valorizando as pequenas atenções, aprendendo a serem independentes naquilo que possam realizar sozinhas.
Após todas essa conversar e também comparações de comportamento, passaremos um texto em papel sulfite que contém de versinhos sobre a família, onde a criança terá a possibilidade de estimular a leitura. Em seguida utilizando o próprio texto ela terá que circular as palavras que contenham uma sílaba, duas sílabas, três sílabas e quatro sílabas.
Materiais Utilizados:
Quadro negro, giz, folha de papel sulfite, caderno, lápis e borracha.
Avaliação:
Iremos avaliar a participação individual e em grupo.
Levaremos em consideração atividades de questionário, a contribuição individual e resultados parciais das crianças.
Esse tipo de avaliação permite que o professor detecte as dificuldades da criança e possa ajudá-la durante e depois de cada atividade aplicada.
Avaliaremos também o interesse e atenção da criança durante as explicações e demonstrações dos textos e histórias apresentadas nas duas aulas dadas.
O Peixinho Glub
Num laguinho, o peixinho Glub brincava feliz
com o seu amiguinho Tibum.
Mas a irmã de Tibum chamou:
-Vem mano, vamos ver a vovó...
Glub ficou sozinho e foi procurar sua mamãe...
olhou para atrás das pedras
no fundo do lago, mas mamãe não estava ali!
Glub continuou procurando...
Encontrou o Sr. Peixão e perguntou...
- Você viu minha mamãe?
-Não Glub, não vi – respondeu o Sr. Peixão.
E o peixinho teve uma idéia:
O sapo Pulinho saberia,
Afinal ele era o bichinho mais sabido do lago...
-Pulinho, você viu minha mamãe?
E o sapo disfarçou e não respondeu...
Glub não entendeu o porquê!
Então ele voltou tristonho
para a sua casa e... SURPRESA?
Sua mamãe e todos os esperavam com uma bela festa!
Era o seu aniversário, e ele havia esquecido!
Que bom ser um peixinho legal
E ganhar uma surpresa assim.
Num laguinho, o peixinho Glub brincava feliz
com o seu amiguinho Tibum.
Mas a irmã de Tibum chamou:
-Vem mano, vamos ver a vovó...
Glub ficou sozinho e foi procurar sua mamãe...
olhou para atrás das pedras
no fundo do lago, mas mamãe não estava ali!
Glub continuou procurando...
Encontrou o Sr. Peixão e perguntou...
- Você viu minha mamãe?
-Não Glub, não vi – respondeu o Sr. Peixão.
E o peixinho teve uma idéia:
O sapo Pulinho saberia,
Afinal ele era o bichinho mais sabido do lago...
-Pulinho, você viu minha mamãe?
E o sapo disfarçou e não respondeu...
Glub não entendeu o porquê!
Então ele voltou tristonho
para a sua casa e... SURPRESA?
Sua mamãe e todos os esperavam com uma bela festa!
Era o seu aniversário, e ele havia esquecido!
Que bom ser um peixinho legal
E ganhar uma surpresa assim.
Extraído do Blog: http://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com
3 comentários:
Oi Tatiana... que lindoooo projecto. Este ano tenho uma turminha do 1º ano e acho que vou aproveitar a ideia desta aulinha. Já agora aproveito para convidar vc a conhecer meu novo blog em http://escolinhaabrincar.blogspot.com pois o meu outro blog que vc seguia já não vai ter mais continuidade. bjs Teresa
Ola tatiana! eu simplesmente AMEI !
estou me formando agora e precisava de um projeto para aula pratica (:
obrigadaao !
beijos Thaiany Naja
Ola tatiana! eu simplesmente AMEI !
estou me formando agora e precisava de um projeto para aula pratica (:
obrigadaao !
beijos Thaiany Naja
Postar um comentário