29 de junho de 2009

Projeto de trabalho





Tema: Adaptação Escolar
Duração: Um mês
Professora: Gilene
I - Justificativa ( Porquê ? )
Os primeiros dias na escola geram expectativas,
ansiedade, insegurança, angústias, medos e dúvidas
em pais, crianças, professores e funcionários.
Considerando esse momento muito importante é
fundamental desenvolver um trabalho que facilite
a transição do ambiente familiar ao escolar,
pensando e planejando atividades que garantam
uma inserção gradativa, envolvendo todos em um
ambiente afetivo e acolhedor.
II - Objetivo ( Para quê ? )
- Desenvolver atividades que permitam que as
crianças e pais conheçam e interajam entre si,
professores e funcionários.
- Oferecer aos pais sugestões, dicas e idéias que
facilitem este momento de separação e conquista;
- Proporcionar um ambiente agradável e acolhedor,
visando o bem-estar do educando;
- Que a criança sinta-se acolhida como um indivíduo
se integrando á dinâmica do grupo.
- Familiarizar a criança ao espaço escolar e sua rotina;
- Adaptação aos ritmos e as rotinas da vida da escola;
-Reconhecer as pessoas e suas funções na escola;
- Que a criança sinta-se á vontade para manifestar
suas emoções e necessidades;
-Estabelecer uma comunicação entre pais e membros
da escola com a participação da criança.
III- Conteúdos
- Linguagem oral e escrita
- Linguagem oral ( conversas informais, músicas,
descrição de gravuras );
- Leitura e interpretação de gravuras, histórias e músicas.
- Natureza e Sociedade
- Família e escola;
- Profissões.
- Matemática
- Orientação Espacial e cores;
- Contagem e classificação.
- Arte
- Desenho e pintura;
- Colagem e modelagem.
- Atividades
- A Música dos nomes
Idade - A partir de 4 meses.
Tempo - 30 minutos.
Espaço - Sala de atividades, pátio ou jardim.
Objetivos - Reconhecer o próprio nome e reforçar
o vínculo com o educador.
Execução: Escolha uma música na qual você possa
incluir o nome das crianças. Alguns exemplos:
" Se eu fosse um peixinho", " A canoa virou",
" Ciranda Cirandinha" e " Fui no itororó".reúna
a turma em um local agradável e cante. Os bebês
também podem participar, já que a intenção é fazer
com que se familiarizem com os nomes. Aos que já
andam, sugira uma roda, que vai se formando com
aqueles que ouvem o próprio nome.
- Teatro de Bonecos
Idade - A partir de 1 ano e meio.
Tempo - 30 minutos.
Espaço - Sala de atividades, pátio ou biblioteca.
Objetivo - Conhecer a rotina da escola enquanto
conversa com os personagens.
Execução: sente- se com as crianças no chão e
faça os bonecos "conversarem" com cada uma.
Você pode fazer perguntas como:

Nenhum comentário: