7 de fevereiro de 2010

DICAS PARA MONTAR UM PORTIFÓLIO

DICAS PARA MONTAR UM PORTIFÓLIO



Como desenvolver um Portifólio



Montando portfólios reflexivos


* Por que eu quero montar um portfólio?

1. Uso pessoal;
2. Uso profissional;
3. Para pesquisar minha prática.



Dicas para montar um bom PORTFÓLIO:


* Seja organizado;
* Crie sua marca = identidade artística (autonomia);
* Seja criativo;
* Registre e reflita sobre suas ações(olhando no seu portfólio pergunte-se sobre sua prática e métodos)



Montagem


1ª página: identidade artística;
2ª página: trajetória pessoal;
3ª página; dados da escola;
4ª página em diante: identifique as classes, séries nas quais você leciona, especifique se o portfólio será de uma ou mais turmas.



Incluindo itens no Portifólio


* Registros escritos do professor e alunos;
* Fotografias das atividades e projetos (momentos mais significativos);
* Desenhos;
* Depoimentos dos colegas;
* Depoimentos dos gestores.



Registro


" O registro da reflexão sobre a prática constitui-se como instrumento indispensável à construção desse sujeito criador, desejante e autor do seu próprio sonho”. (MADALENA FREIRE)

"... registro é história, memória individual e coletiva eternizadas na palavra grafada." (ibidem)




Fonte: http://alfabetizacaoecia.blogspot.com

6 comentários:

Projetos de Educação Infantil disse...

Oi, estou montando o portifólio da minha turminha do pré II, e quero sugestões, modelos de como montar o perfil do aluno. Será que você pode me ajudar? Obrigada, Aproveito pra dizer que adorei seu blog e em breve vou postar meu portifólio no meu blog. blog da tia mafá. Abraços.

célia disse...

oi, estou montando um portifólio, sou aluna do curso de pedagogia,gostaria que se possível mim enviasse um modelo de portífolio para disciplina de estudo orientado e planejamento,estou com dificuldae de escrever o diagnóstico do meu portifólio. beijos

Ramona disse...

oi, preciso montar um portifólio, para o curso de biologia, mais especificadamente na cadeira de citologia,gostaria que se possível mim enviasse um modelo de portífolio para disciplina de estudo orientado e planejamento,pois nunca fiz um portifólio e estou com dificuldae de escrever. beijos

Unknown disse...

oi, preciso montar um Portfolio de atividades circences para alunos do 6º ano, do ensino fundamental, como posso fazer. desde já agradeço

EDVA disse...

Oi,quero montar um portifolio da pós-graduação sobre educação infantile gostaria muito de dicas para montar

Amanda Bastos disse...

oi, estou montando um portifólio, sou aluna do curso de pedagogia,gostaria que se possível mim enviasse um modelo de portífolio para disciplina de estudo orientado e planejamento,estou com dificuldae de escrever o diagnóstico do meu portifólio.OBRIGADO. beijos
MARTA SANTO AMARO