29 de junho de 2009

O que fazer na hora da CHAMADINHA?


http://lh4.ggpht.com/_BJo2sJZzI3g/SbERFkgUjgI/AAAAAAAAD5I/NCf8l9ssipw/s400/cutecolors6.png

-Atividade permanente

Objetivos:

-Realizar a leitura do próprio nome e do de alguns colegas.

-Reconhecer as letras.

-Escrever o próprio nome.

Ano:Pré-escola.

Tempo estimado:Até que todos aprendam a escrever seu nome e reconhecer o dos colegas.

Material necessário:Caixa de sapato, cartaz de pregas, fichas com o nome das crianças, alfabeto (com letras maiúsculas e de fôrma) e letras móveis.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjhzRUS5-eKCx8HgPQBNRp1HUeXOPzrciqEFj5-Qf2rCYqnzcnakQ0HZCIGQHQrP6z78Jn8Vt98z_hafHYyszVWuqTgG9XTIX8SV5hXD6LHzBqU5CKvA6gihciUMSkod4z8bJ2RkiJ87eo/s400/cutecolors303.gif

Desenvolvimento:
1ª ETAPA

Coloque as fichas com os nomes na caixa. Organize os pequenos em roda e explique que são os nomes deles que estão nas fichas. Lance o desafio: "Vamos descobrir quem veio e quem não veio?" Pegue uma ficha e incentive-os a ler. Quando o nome for identificado, a criança prega a plaquinha no cartaz.

2ª ETAPA
Incentive as crianças a arriscar a primeira letra. Avance para as outras usando como referência o nome de outros colegas. Por exemplo, se na ficha estiver grafado "Amanda", conduza a discussão indicando que a palavra começa com o mesmo A de "Ana" e de "Amélia".

3ª ETAPA
Utilize estratégias para diversificar a atividade. Para alguns nomes terminados em A e O, revele a última letra e pergunte: "É de menino ou de menina?" Para nomes parecidos - Rodrigo e Rogério, por exemplo -, revele as duas primeiras letras e vá explorando as diferenças no resto da palavra. Em outros, como Maria e Mariana, é possível ainda comparar os diferentes tamanhos dos dois.

4ª ETAPA
Após a leitura, distribua a cada um a ficha com seu nome. Peça que todos reproduzam o que está escrito com o alfabeto móvel. O processo deve ser auxiliado com questionamentos: "Tem certeza de que é essa letra?" ou "A letra está do ‘lado’ correto?" Observe as crianças que não precisam mais do modelo na hora de escrever.

5ª ETAPA
Proponha que as crianças escrevam o próprio nome em seus desenhos e outras atividades. Sempre que houver confusões entre letras parecidas (o S e o Z, por exemplo), oriente os pequenos a consultar o alfabeto fixo acima do quadro para tirar dúvidas.

Avaliação:

Durante toda a atividade, observe as muitas tentativas de escrita. Contemple a diversidade da classe. Para estimular quem já aprendeu a escrever o nome, proponha que passe para o nome de um colega - com ou sem o auxílio das fichas, dependendo do caso.

Fonte:

http://revistaescola.abril.com.br

Nenhum comentário: