24 de setembro de 2011

Ficha Individual

Já estamos em rítmo de relatório da Avaliação dos alunos na escola. Se bem, para os professores que já fazem a avaliação diária anotando em um caderninho sobre cada aluno, é mole! Para acompanharmos os alunos é necessário observarmos vários aspectos, para mim, os principais aspectos são:

-Vocabulário:

* A capacidade de conversar com os colegas e professor e ser atendido.

*Usa sempre expressões novas em suas conversas diárias.

-Comunicação/ Cognitivo

*Repete histórias contadas pela professora, usando palavras próprias.

* Cria e utiliza oportunidades de comunicação com outras pessoas.
* Recebe e transmite recado á professora aos colegas e pessoas da Unidade de ensino.
*Demonstra organização de seu pensamento com lógica.
*Classifica objetos, segundo atributos (cor, forma, tamanho).
*Localiza elementos a partir de um dado referencial ( perto, longe, fora, dentro, etc.)

-Em se tratando da articulação:

* Pronuncia corretamente os fonemas.

* Não se percebe troca ou omissões de fonemas quando fala.

-Expressão oral:
* Tem espontaneidade para expressar -se.
* Dramatiza situações vivenciadas.

- Motricidade Ampla:

*Tem habilidades para executar movimentos envolvendo os grandes músculos do tronco, braços, pernas, pescoço (andar, correr, soltar, arremessar, chutar, etc.).

* Apresenta equilíbrio na execução de atividades de andar, correr, etc.

-Motricidade Fina:

*Utiliza o material de sucata (tampinhas, caixas, letras) fazendo pilhas ou construções.

*Abotoa e desabotoa suas roupas;

*Recorta figuras de revistas.

*Modela com massinha.

*Usa lápis para desenhar ou escrever.

*Faz o traçado de letras corretamente.

-Sociabilidade:

*Brinca com colegas.

*Empresta seus brinquedos ou material de trabalho.

*Aceita participar de atividades sociais na Unidade escolar.

-Interesse:

*Apresenta interesse pelas atividades propostas pelo professor ou pelo grupo.

*Cuida bem de seu material, inclusive brinquedos.

*Presta atenção à todos os aspectos da sala de aula e da escola.

-Cooperação:

*Aceita ajudar os colegas e professores.

*Coopera na arrumação da sala e ao término das atividades do dia.

-Assiduidade:

*É pontual e assíduo às aulas.

-Descoberta da Leitura/Escrita:

*Lê e compreende os fonemas aprendidos e palavras formadas por eles.

*Reconhece e traça corretamente os fonemas estudados.

*Identifica os fonemas, ou personagens, em situações reais diversas.

*Copia de quadro palavras e pequenas frases.

Resolvi publicar uma ficha descritiva que fiz de uma aluna, veja:

Analisando e reconstituindo a situação vivida pela aluna no período de adaptação, pude perceber as conquistas de ...... Chegou muito tímida, chorava e não queria ficar na escola. Sua adaptação ocorreu de forma espontânea no convívio diário com os colegas. É uma criança extremamente sociável e carinhosa, que interage muito bem com toda a comunidade escolar. Brinca e socializa seus pertences, participa de atividades em grupo e se relaciona muito bem com professora e outros funcionários da XXXXXXXXXX. Expressa suas ideias com clareza, relata fatos ocorridos na vida diária, tem bom vocabulário. Gosta de ouvir histórias e reproduz as mesmas com sequência lógica. Verifiquei que a aluna vivenciou as atividades de maneira significativa e construtiva, demonstrando interesse em participar dos diversos trabalhos com a linguagem escrita. Iniciou suas atividades escrevendo seu nome com o auxílio da ficha. Hoje escreve o nome sem o auxilio da mesma. Está na fase de construção e reconhecimento das letras do alfabeto.

.Tem boa coordenação motora podendo ser notado em suas produções que já possuem traços bem definidos. Apresenta equilíbrio com o corpo, se organiza ao realizar tarefas como: correr, pular, abaixar, etc.

• Nas aulas de artes, cria e produz com habilidade, desenhos, pinturas, recortes, colagens, modelagens, explorando adequadamente, as diferentes propriedades dos objetos para produções artísticas.

• Em relação ao trabalho com a área da matemática e nas tarefas que envolvem raciocínio lógico, trabalho com as atividades de compreensão dos conceitos numéricos através da resolução de situações-problema do cotidiano escolar. Portanto, a aluna possui raciocínio lógico diante de questionamentos feitos ao grupo. Quando questionada em situações de juntar e tirar referentes ao seu cotidiano responde corretamente ou bem próximo do correto. Sabe contar números, porém tem dificuldades em escrever e reconhece-los, registra-os espelhados.

• Seleciona elementos dos conjuntos de acordo com o que tem mais/menos, maior/menor, igual/diferente, muito/pouco, cores e formas, etc.

-Classifica objetos, segundo atributos (cor, forma, tamanho)
Mostrou-se interessada em envolver-se nas atividades referentes ao projeto... participando com entusiasmo ao ouvir história, dramatizações e produções.
..... é participativa e frequenta as aulas regularmente. Gostaria de agradecer a participação dos pais no desenvolvimento educativo de sua filha. Sabendo que esta parceria é fundamental para nosso trabalho.
Para continuarmos despertando o interesse durante a realização das atividades, faremos intervenções individualizado respeitando o ritmo de aprendizagem de cada criança, realizando as intervenções tendo como consequência um melhor aproveitamento do trabalho pedagógico em sala de aula.


Um comentário:

ಌ Márcia ಌ disse...

Uau!! Valeu os créditos!!! Ficha descritiva 26 de maio de 2009, Márcia do blogeducafeliz.blogspot.com