Mães e educadores leiam esta importante reflexão, que está muito bem fundamentada...
Dirce Encarnacion S
Ao Sr. Antonio Nardoni...
BRILHANTE DEPOIMENTO DE UMA EDUCADORA...
Os filhos de 'papais'... De: Silvana Cervantes
Há tempos venho observando as contradições presentes em alguns pais... Trabalho
com educação há 22 anos, e acho que posso falar sobre este assunto.
De uns anos pra cá, as famílias têm 'acobertado' os erros de seus filhos,
como quem acoberta os seus próprios. É preciso achar um culpado para atos maldosos e fora de propósitos, e não raro a 'culpa' recai sobre os professores, ou sobre quem estiver mais próximo.
Semana passada, ouvi de uma mãe que foi chamada para um papinho:
- Meu filho me conta tudo o que acontece aqui na escola, conta que os amiguinhos batem nele, e o que vocês professoras dizem, ele conta realmente tudo.
Eu respondi: - Pois é mãe, acontece que ele também conta tudo o que acontece em casa, na sua casa!
A senhora empalideceu... Eu continuei:
- Esta semana ele nos contou como à senhora resolveu uma questão com o filho mais velho, enfiando a cabeça do menino na privada! Não preciso nem contar com que cara ela ficou...
Não importa o nível cultural, nem social, o que venho notando é que valores como assumir o próprio erro, ficou no passado.
Os pais vêm encobrindo e pior, vêm ensinando os filhos a burlar a verdade. Antigamente, quando um filho chegava em casa e mostrava um bilhete da professora, recebia advertência em consonância com a escola. Agora o que se ouve é: Vou lá tirar isso a limpo com a 'louca' da sua professora! Ela terá o que merece!
E eu pergunto: Como afinal isso vai acabar? Quando a humildade de se reconhecer um erro, retroceder, pedir desculpas, pedir ajuda para se endireitar, reerguer e se tornar 'gente' de verdade vai prevalecer?
A resposta é simples...
Quando os pais servirem de EXEMPLO aos filhos.
Simmmmmmmmmmmmmmmmmm, atenção: Filhos aprendem com exemplos mais que com palavras! Quando os pais através de atos, se auto-condenarem por seus erros, assumirem suas culpas, quando condenarem os atos errados de seus filhos, e os fizerem também assumir suas culpas.
Senhores pais, ouçam o apelo de quem vive para educar... Proteger seus filhos, não é isentá-los de culpa!
Proteger é fazê-los saber que humanos erram, E QUE ACERTAM, TODA VEZ QUE ASSUMEM SEUS ERROS COM TODAS AS SUAS CONSEQÜÊNCIAS...
Isabella Nardony estaria viva se o senhor tivesse ensinado seu filho que de nada adianta tentar encobrir um erro e tentá-lo jogar em cima de outrem, muito menos pela janela ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário