Planejamento Anual
Objetivos Gerais
- Desenvolver a atenção;
- Adquirir o hábito de ouvir, falar e organizar o pensamento lógico;
- Posicionar – se de maneira critica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o dialogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;
- Desenvolver o interesse pelas descobertas feitas por meio de situações concretas na sala;
- Enfrentar e compreender novas situações;
- Transmitir valores como: noções de cidadania, respeito ao próximo, disciplina e solidariedade.
- Despertar o interesse pelas descobertas feitas durante as atividades;
- Participar das atividades com interesse e satisfação;
- Familiarizar – se com a imagem do próprio corpo;
- Desenvolver noções de cidadania;
- Ampliar a maneira de ver as coisas;
- Estimular as percepções sensoriais.
Conteúdos
Língua Portuguesa
- Atividades:
- Coordenação motora
- Orientação espacial
- Análise e síntese
- Percepção auditiva
- Comunicação
- As vogais
- Revisando as vogais
- Juntando as vogais
- Vamos brincar
Matemática
- Labirinto
- Cores
- Vermelho
- Amarelo
- Azul
- Verde
- Seqüência lógica
- Completando figuras
- Conceitos básicos : igual e diferente
- Quantidade
- Muito – pouco
- Mais – menos
- Mesma quantidade
- Tamanho
- Grande – pequeno
- Maior – menor
- Alto – baixo
- Comprido – curto
- Espessura
- Grosso – fino
- Largo – estreito
- Posição
- Longe – perto
- Em cima em baixo
- Dentro – fora
- Aberto – fechado
- Medidas
- Leve – pesado
- Cheio – vazio
- Geometria
- Curvas fechadas
- Curvas abertas
- Circulo
- Quadrado
- Triangulo
- Os numerais
- 0 a 9
- Revisão
- Vamos brincar
Natureza
- Nosso corpo
- Órgãos dos sentidos
- Hábitos de higiene
- Os animais
- As plantas
- O dia e a noite
- O Sol e a chuva
- Vamos brincar
Sociedade
- A criança
- A família
- A casa
- A escola
- A comunidade
- Meios de transporte
- Meios de comunicação
- As profissões
- Datas comemorativas
- Vamos brincar
Metodologias Gerais
As aulas serão desenvolvidas numa interação, utilizando – se dos recursos:
- Bingos
- Dialogo
- Álbum de fotos
- Livro didático
- Cartazes
- Passeios
- Desfiles e apresentações
- Materiais concretos
- Semáforos –jornais
- Desenhos livres – cantinho da leitura
- Teatro – desenhos literários
- Fantoches – quadro e giz
- Dedoches – tarefas xerocopiadas
- Recorte – colagens – exposições
- Filmes – musicas – poesias
- Historias
- Dramatizações
- Dinâmicas diversas
- Jogos – brincadeiras
- Pintura a dedo
Avaliação Geral
No que se refere à avaliação, ela deve ser entendida como um instrumento de compreensão do nível de aprendizagem dos alunos em relação aos conceitos estudados às competências e às habilidades desenvolvidas. Essa relação deve ser continua para que o educador consiga perceber os avanços e as dificuldades dos alunos e, assim reavaliar sua prática e , se for preciso redirecionar suas ações.
Quanto às avaliações individuais, é importante observar o desempenho da criança quanto a:
- Participação
- Disciplina
- Atenção
- Coordenação visual e motora
- Cooperação
- Justiça
- Interesse
- Desenvolvimento da aprendizagem
- Higiene
- Raciocínio lógico
Atribuindo a cada um deles igual peso.
4 comentários:
Oi amiga, td bom?
Tem selinhos esperando por vc no meu blog.
Saudadessssssssssssss, espero que no feriado possamos trocar idéias...hehehe
E vc tah melhor?
Super FDS!!
Bjos
Parabéns por esta maravilha de blogger.Estou encantada!!!!Deus a abençoe!BJKS SILMARA
Gostei muito do seu blog!
tbm tenho um,aguardo sua visita!
http://alzira-moura.blogspot.com/
Parabéns!Também sou professora e faço Pedagogia,seu blog me ajudou e ajuda bastante!Obrigada!Sucesso pra você!Tb tenho um blog,mas ainda estou no começo...
Postar um comentário