5 de março de 2009

Planejamento Anual - Jardim I

Planejamento Anual

Objetivos Gerais

  • Desenvolver a atenção;
  • Adquirir o hábito de ouvir, falar e organizar o pensamento lógico;
  • Posicionar – se de maneira critica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o dialogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;
  • Desenvolver o interesse pelas descobertas feitas por meio de situações concretas na sala;
  • Enfrentar e compreender novas situações;
  • Transmitir valores como: noções de cidadania, respeito ao próximo, disciplina e solidariedade.
  • Despertar o interesse pelas descobertas feitas durante as atividades;
  • Participar das atividades com interesse e satisfação;
  • Familiarizar – se com a imagem do próprio corpo;
  • Desenvolver noções de cidadania;
  • Ampliar a maneira de ver as coisas;
  • Estimular as percepções sensoriais.

Conteúdos

Língua Portuguesa


  • Atividades:

- Coordenação motora

- Orientação espacial

- Análise e síntese

- Percepção auditiva

- Comunicação

  • As vogais
  • Revisando as vogais
  • Juntando as vogais
  • Vamos brincar

Matemática


  • Labirinto
  • Cores

- Vermelho

- Amarelo

- Azul

- Verde

  • Seqüência lógica
  • Completando figuras
  • Conceitos básicos : igual e diferente
  • Quantidade

- Muito – pouco

- Mais – menos

- Mesma quantidade

  • Tamanho

- Grande – pequeno

- Maior – menor

- Alto – baixo

- Comprido – curto

  • Espessura

- Grosso – fino

- Largo – estreito

  • Posição

- Longe – perto

- Em cima em baixo

- Dentro – fora

- Aberto – fechado

  • Medidas

- Leve – pesado

- Cheio – vazio

  • Geometria

- Curvas fechadas

- Curvas abertas

- Circulo

- Quadrado

- Triangulo

  • Os numerais

- 0 a 9

- Revisão

  • Vamos brincar


Natureza

  • Nosso corpo
  • Órgãos dos sentidos
  • Hábitos de higiene
  • Os animais
  • As plantas
  • O dia e a noite
  • O Sol e a chuva
  • Vamos brincar

Sociedade

  • A criança
  • A família
  • A casa
  • A escola
  • A comunidade
  • Meios de transporte
  • Meios de comunicação
  • As profissões
  • Datas comemorativas
  • Vamos brincar

Metodologias Gerais

As aulas serão desenvolvidas numa interação, utilizando – se dos recursos:


  • Bingos
  • Dialogo
  • Álbum de fotos
  • Livro didático
  • Cartazes
  • Passeios
  • Desfiles e apresentações
  • Materiais concretos
  • Semáforos –jornais
  • Desenhos livres – cantinho da leitura
  • Teatro – desenhos literários
  • Fantoches – quadro e giz
  • Dedoches – tarefas xerocopiadas
  • Recorte – colagens – exposições
  • Filmes – musicas – poesias
  • Historias
  • Dramatizações
  • Dinâmicas diversas
  • Jogos – brincadeiras
  • Pintura a dedo

Avaliação Geral

No que se refere à avaliação, ela deve ser entendida como um instrumento de compreensão do nível de aprendizagem dos alunos em relação aos conceitos estudados às competências e às habilidades desenvolvidas. Essa relação deve ser continua para que o educador consiga perceber os avanços e as dificuldades dos alunos e, assim reavaliar sua prática e , se for preciso redirecionar suas ações.

Quanto às avaliações individuais, é importante observar o desempenho da criança quanto a:


  • Participação
  • Disciplina
  • Atenção
  • Coordenação visual e motora
  • Cooperação
  • Justiça
  • Interesse
  • Desenvolvimento da aprendizagem
  • Higiene
  • Raciocínio lógico

Atribuindo a cada um deles igual peso.

4 comentários:

Sil disse...

Oi amiga, td bom?
Tem selinhos esperando por vc no meu blog.
Saudadessssssssssssss, espero que no feriado possamos trocar idéias...hehehe
E vc tah melhor?
Super FDS!!


Bjos

Unknown disse...

Parabéns por esta maravilha de blogger.Estou encantada!!!!Deus a abençoe!BJKS SILMARA

Alzira Moura Lima disse...

Gostei muito do seu blog!
tbm tenho um,aguardo sua visita!
http://alzira-moura.blogspot.com/

educar para transformar disse...

Parabéns!Também sou professora e faço Pedagogia,seu blog me ajudou e ajuda bastante!Obrigada!Sucesso pra você!Tb tenho um blog,mas ainda estou no começo...