18 de janeiro de 2009

Dicas de Comportamento












Integração entre pais, filhos e professores


Ela traz bons resultados. Promova-a em sua Escola.


Escola e família são fundamentais na formação da criança e por isso devem ser parceiras. Essa opinião é unânime entre educadores. Não basta que os pais escolham um bom colégio para os filhos, é preciso compartilhar o dia-a-dia com eles. "Somente participando e se envolvendo no cotidiano escolar é que irão demonstrar aos filhos a importância dos estudos. Além disso, essa aproximação permite acompanhar e prevenir problemas de aprendizagem", afirma Nádia A. Bossa*, mestre em Psicologia da Educação. Preocupadas com essa integração, muitas instituições estão elaborando projetos para aproximar os pais da rotina escolar durante todo o ano e não somente nas reuniões de pais. Veja, a seguir, alguns exemplos de sucesso.


Junte-se a nós


Este é o nome do projeto do Colégio Augusto Laranja, de

São Paulo, que convida pais e avós a dividirem um talento

com os estudantes de dois a dez anos. Vale cantar, tocar

um instrumento, preparar uma receita, contar histórias e

até ensinar detalhes de sua profissão. Mónica Gimenes,

coordenadora da Educação Infantil, garante que o projeto,

que já existe há três anos e é realizado uma vez por semana

durante cinco meses, é um sucesso. "Existe uma relação

muito próxima dos pais e avós com a criança dessa idade e

essa atividade realça a ligação afetiva e o reconhecimento

dos colegas por esse familiar", ressalta.


Convívio e afeto


"Quando os pais participam de atividades na escola, as crianças entendem que são importantes para eles, e isso é fundamental para o seu desenvolvimento psíquico", declara Júlia Eugenia Gonçalves, mestre em Educação e Psicopedagogia. Na Escola de Educação Infantil Materna - Centro de Cuidados e Desenvolvimento Infantil, no ABC paulista, a interação acontece na "Festa da Família", que transforma os Dias dos Pais e das Mães em uma atividade, da qual avós, tios e outros familiares também participam. "Neste ano aconteceu a Gincana Cultural. As famílias se organizaram em equipes com direito a líder e grito de guerra e participaram de diversas provas, como criação de objetos com sucata", conta a diretora Adriane Imbroisi.


Participação em projetos


O Colégio Sion, de São Paulo, promove o projeto "Integração Família - Escola", que tem duração de um semestre e do qual participam crianças de dois a seis anos. "Quando desenvolvemos um tema específico, como o folclore, por exemplo, convidamos os pais a contar lendas. No projeto '100 anos de Imigração Japonesa' chamamos pais e mães descendentes de japoneses para conversar com as crianças. Desta forma fortalecemos os laços e oferecemos oportunidade às famílias de dividirem suas experiências com as crianças, tornando nosso trabalho muito mais rico", diz Maria Bernadete Silveira, coordenadora pedagógica da Educação Infantil.


"Nádia A. Bossa é autora do livro "A Psicologia no Brasil - ContribL


Copilação extraída da revista Guia Prático Para Professores de Educação Infantil Ano 6 Nº 71 - Dezembro de 2008 p. 14

Um comentário:

Karla Brasil disse...

tem um prêmio para vc lá no meu blog, o prêmio JÓIA! Beijos e fique com Deus! Gostei do livro da Nádia Bossa! e o projeto é super interessante!