Goiânia... qualidade de vida no coração do Brasil
Goiânia, assim como outras cidades brasileiras, tem vivenciado dilemas urbanos em razão do crescimento acelerado verificado especialmente após a inauguração da capital federal no Planalto Central, em 1960. Apesar dessas mudanças, a cidade é promissora e agradável para viver, preservando diversas áreas verdes. É considerada hoje a sétima cidade brasileira com melhor qualidade de vida. Belas praças, jardins e clubes fazem parte de sua paisagem. Em vários pontos conserva um ar interiorano, apesar do movimentado trânsito cercado por concreto, asfalto, indústrias e um comércio forte.
Goiânia possui excelente estrutura hoteleira com 7.500 leitos e inúmeros restaurantes. Sua vida noturna é agitada, atraindo visitantes não apenas do interior do Estado, mas principalmente de Brasília. A cidade é conhecida por ser referência em música eletrônica e por abrigar um dos maiores movimentos de rock independente, força impulsionada pela Monstro Discos, gravadora que apóia esses grupos. Em seu Centro de Cultura e Convenções são realizados anualmente diversos congressos de caráter nacional e internacional, atraindo visitantes de todo o mundo.
A capital goiana recebe também compradores de várias regiões brasileiras atraídos pela excelência de sua indústria de confecções. Algumas vias da cidade abrigam lojas de fábricas, como as Avenidas 85 e T-2. Outro aspecto que também chama a atenção é a qualidade de sua medicina. Goiânia é atualmente centro de referência em diversas especialidades, como oftalmologia e cirurgia estética.
O art-déco foi o estilo arquitetônico que mais influenciou as edificações da capital nas décadas de 30 e 40. Entre as principais construções no estilo estão os prédios públicos da Praça Cívica, a Estação Ferroviária e o Teatro Goiânia.
Na História
A região onde está hoje Goiânia virou notícia no final do século XVI, com a descoberta das primeiras minas de ouro pelos bandeirantes que adentravam o sertão desconhecido. Durante o século XVII, Bartolomeu Bueno da Silva, o Anhanguera, explorou o território em diversas expedições. Em 1726, seu filho, também chamado Bartolomeu, volta e funda o Arraial da Barra, primeiro povoado da região. Outros aglomerados foram então surgindo em função da mineração, e o território é desmembrado de São Paulo, dando origem em 1824 à Província de Goiaz.
O ciclo do ouro estende-se até a chegada do século 20, quando as atividades básicas da economia goiana passam a ser a agricultura e principalmente a pecuária. Com o desenvolvimento dos transportes e o surgimento de novas cidades, a antiga capital, Vila Boa, hoje chamada de cidade de Goiás, ou Goiás Velho (atual Patrimônio da Humanidade, título concedido pela Unesco), começa a ser apontada como limitação para o crescimento do Estado.
Pedro Ludovico Teixeira, nomeado interventor federal, assume a missão endossada pelo presidente Getúlio Vargas de criar a nova capital. Lançada a pedra fundamental em 24 de outubro de 1933, data em que se comemora o aniversário da cidade, Goiânia começa a tomar forma sob a orientação do arquiteto Atílio Correia Lima, com a contribuição de imigrantes oriundos de várias regiões do Brasil. O nome da cidade, que motivou um concurso promovido em 1933 pelo jornal semanal O Social, só foi empregado oficialmente pela primeira vez por Pedro Ludovico três meses antes da inauguração da cidade.
Goiânia em Números
Fundação: 24 de outubro de 1933.
Inauguração: 5 de julho de 1942.
Altitude: 749 metros.
População: 1.093.007 habitantes (Censo de 2000).
Densidade demográfica: 724,08 km2.
Eleitores: 682.517 (dados de 2000).
Calendário
Janeiro - Mostra de cinema O Amor, a Morte e as Paixões – Cines Lumiere, Shopping Bougainville.
Encontro de Folias de Reis – Grupos de folias se encontram durante um domingo na Praça da Matriz, no bairro de Campinas, numa promoção da prefeitura da cidade.
Maio - Exposição Agropecuária – uma das maiores feiras do gênero do País.
Setembro - Carnagoiânia – o carnaval fora de época atrai milhares de pessoas.
Outubro - Aniversário de Goiânia - com desfiles, orquestras, eventos culturais e manifestações populares.
Passeio
Memorial do Cerrado - Museu que retrata da origem do planeta Terra à chegada dos portugueses ao Brasil. A partir daí até as primeiras décadas do século 20, a história passa a ser contada pela Vila Cenográfica, que é uma réplica de um pequeno povoado do interior brasileiro e sua zona rural do início do século. Possui ainda réplica de aldeia indígena e de um quilombo.
Museu de Ornitologia – Museu de pássaros e animais empalhados. Um dos maiores do país.
Av. Goiás – Fica no coração da cidade. Acaba de ser reinaugurada com um projeto que lembra seus primórdios.
Museu Pedro Ludovico – Instalado na casa onde viveu o fundador da cidade, Pedro Ludovico Teixeira.
Museu Zoroastro Artiaga - Integra o mais importante conjunto art-déco da cidade, na Praça Cívica. Seu acervo conta parte da história do Estado.
Bosques dos Buritis – Lagos, pista de cooper, Museu de Arte de Goiânia, imensa área verde no Centro da cidade. É chamado de o pulmão de Goiânia.
Bosque Botafogo – Também localizado no eixo central da cidade. Está ao lado do Parque Mutirama.
Parque Mutirama – Parque infantil inaugurado em 1969, num projeto pioneiro voltado para o lazer de crianças. Possui diversos brinquedos e área verde.
Parque Vaca Brava – Pista para caminhada, área verde, lago.
Parque Areião – Pista para caminhada, área verde, lago, parque infantil.
Jardim Botânico – Lago e área verde.
Jardim Zoológico - Animais, pista para caminhada, possui o primeiro o Lago das Rosas, o mais antigo da cidade, com muros em traçado art-déco.
Centro Regional de Ciências Nucleares do Centro-Oeste, em Abadia de Goiás (GO) – Local onde estão situados dois depósitos definitivos que abrigam os rejeitos oriundos do acidente radiológico, em 1987. O local é aberto à visitação pública, com acompanhamento de guia.
Teatro
Teatro Rio Vermelho – Instalado no Centro de Cultura e Convenções, tem capacidade para 2007 pessoas. Possui palco removível e oito cabines de tradução simultânea.
Teatro Goiânia – É o mais antigo. Possui arquitetura art-déco. Capacidade para 800 pessoas.
Teatro Inacabado – Propriedade da Agremiação Goiana de Teatro é administrado hoje pela Prefeitura local que desenvolve ali trabalhos sociais com meninos carentes.
Teatros Yguá e Pyguá – De pequeno porte, fazem parte do Centro Cultural Martim Cererê.
Teatro Marista – Pertence ao Colégio Marista.
Shopping
Flamboyant Shopping Center – É o maior e o mais antigo. Foi inaugurado em 1981.
Goiânia Shopping - Localizado ao lado do Parque Vaca Brava.
Shopping Bougainville – Pequeno porte, localizado no Setor Marista.
Araguaia Shopping – Conjugado ao Terminal Rodoviário de Goiânia.
Buena Vista – Pequeno porte, localizado no Setor Bueno
Creditos: http://www.cdlgoiania.com.br/gyna.php?name=Top
Nenhum comentário:
Postar um comentário